Os Reinos
Para estudar os seres vivos existentes na Terra, desde a Antiguidade que se procura agrupá-los, de acordo com algum critério.
O lugar onde eles vivem já foi um critério de agrupamento. Assim, os seres vivos eram classificados em aéreos, aquáticos e terrestres (insuficiente!).
Outra forma de classificá-los foi considerar a sua utilidade ao homem. E então eles foram divididos em úteis, nocivos e indiferentes (ridícula esta, não?).
Hoje, entretanto, os seres vivos podem ser classificados com base em características externas ou internas, que revelam o grau de parentesco entre eles. Mesmo técnicas de biologia molecular vêm sendo utilizadas para identificar esse grau de parentesco. Os cientistas desenvolveram um sistema de classificação - universalmente aceite.
Reino Monera - Engloba todos os seres unicelulares e procariontes, isto é, que não possuem núcleo individualizado por uma membrana na sua única célula; o material genético desses seres encontra-se disperso no citoplasma. São as bactérias e as cianofíceas (também chamadas de cianobactérias e de algas azuis).
Reino Protista - É formado somente por seres unicelulares e eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por uma membrana. São os protozoários e as algas unicelulares eucariontes.
Reino dos fungos (ou reino Fungi) - Engloba seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterotróficos; as suas células possuem parede celular.
Reino das plantas ou dos vegetais - Engloba todas as plantas. Esses seres são pluricelulares, autotróficos e possuem tecidos especializados.
Reino dos animais - Engloba todos os seres vivos pluricelulares, heterotróficos e com tecidos especializados. Suas células não possuem parede celular.
domingo, 7 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário